Quando se trata de projetar seu escritório, você pode escolher paredes divisórias ou o drywall clássico. Aqui vamos discutir as diferenças e vantagens desses dois sistemas
Paredes divisórias ou drywalls ?
Quando você projeta seu espaço de escritório , a escolha entre esses dois elementos é inevitável e afeta o design do espaço geral e sua flexibilidade ao longo do tempo.
Começando pela estética e progredindo para as questões funcionais e técnicas , há muito a considerar. A instalação de drywalls pode parecer inicialmente a opção mais conveniente , no entanto, ao longo do tempo, eles exigem manutenção e podem aumentar rapidamente os custos quando comparados às paredes divisórias .
Para ajudá-lo a escolher entre paredes divisórias e drywalls , compilamos uma lista de características explicando as diferenças e vantagens desses dois sistemas:
1. Paredes transparentes vs. sólidas
Para muitos escritórios contemporâneos, a transparência tornou-se um elemento fundamental, não só para dispersar a luz natural por todo o escritório, mas também para verificar se as salas estão vazias e para iluminar a percepção visual geral dos interiores. Com as paredes divisórias, você tem a opção de usar vidro ou misturar e combinar painéis sólidos com painéis de vidro criando paredes híbridas com seções de vidro e sólidas. A extensão da transparência pode ser gerenciada individualmente usando filmes texturizados ou foscos para aumentar a privacidade visual. Paredes de gessopor outro lado têm as mesmas características de uma parede de alvenaria, fixa e cega. É possível criar furos e aberturas dentro de drywalls, mas esse processo requer estruturação extensa e será corrigido; mudanças futuras exigirão que você demolir e reconstruir a parede.
2. Flexibilidade vs. Estático
Outra necessidade nos escritórios de hoje é que eles sejam flexíveis e facilmente adaptáveis , pois os métodos de trabalho estão em constante evolução (assim como a reestruturação da empresa) e os espaços de trabalho devem mudar junto com eles. As paredes divisórias têm algumas vantagens quando comparadas com os drywalls nesse aspecto, pois podem ser modificadas com relativa facilidade, alterando layouts e dimensões de acordo com suas funções. Além disso, como as paredes divisórias são instaladas sobre o piso, elas podem ser facilmente movidas sem destruir as paredes ou refazer o piso. No entanto, ao usar drywalls fixos, deve-se demolir a parede que deseja alterar em vez de simplesmente mover ou remover uma divisória.
3. Implementação
Com o passar do tempo os regulamentos mudam , exigindo especificações técnicas diferentes para os vários elementos do escritório. A transformabilidade é fundamental para adaptar o escritório e garantir um alto nível de produtividade para seus colaboradores. As paredes divisórias podem ser modificadas para adicionar propriedades acústicas , por exemplo, alterando um único painel de vidro para um painel de vidro duplo ou aumentando o índice PVB . Também é possível alterar a estética do espaço de trabalho adaptando facilmente as cores e acabamentos dos revestimentos das paredes, ou mudando de painéis cegos para transparentes. Os drywalls podem ser modificados com diferentes materiais, mas os custos são muito mais altos e demoram mais tempo para serem construídos.
4. Armazenamento
O armazenamento também é um aspecto importante nos escritórios: documentos e objetos volumosos podem se tornar rapidamente sobrecarregados se não houver espaço suficiente para armazená-los. A melhor solução é integrar armários de armazenamento com as paredes divisórias, o que é possível simplesmente removendo uma seção da parede divisória e adicionando armários , isso não requer nenhuma demolição e pode ser um processo relativamente rápido. Além disso, prateleiras e outros acessórios podem ser fixados em várias paredes divisórias. Muitos elementos podem ser facilmente movidos ou alterados com poucas limitações. Drywalls só podem usar nichos fixos .
5. Estética
O design de interiores de um escritório impacta significativamente a produtividade dos trabalhadores, como muitos estudos afirmam. A possibilidade de alterar facilmente os acabamentos é uma das muitas vantagens das paredes divisórias que podem alterar rapidamente o impacto visual dos espaços. Os painéis cegos podem ser confeccionados com melamina colorida ou acabamentos em madeira, enquanto os de vidro podem ser personalizados com grafismos e películas de acordo com a identidade da marca de sua empresa. Os drywalls também podem ser personalizados facilmente, mudando de gesso cartonado para parede de tijolos ou simplesmente escolhendo uma cor de tinta diferente.
6. Instalação independente
Em algumas situações, por exemplo edifícios históricos, a instalação de estruturas fixas pode ser proibida . Nesses casos, as paredes de gesso não podem ser usadas , o que significa que as paredes divisórias independentes são sua melhor alternativa, pois não precisam ser fixadas no teto. Estas divisórias são perfeitas também em casos de tectos altos, frescos e abóbadas. Outra vantagem é que esses sistemas não afetam os índices de dispersão da luz.
7. Continuidade
Criar uma continuidade entre os móveis e os revestimentos das paredes é sempre uma vantagem dentro dos escritórios. As divisórias são ideais para isso, pois permitem a instalação de painéis e estruturas com os mesmos acabamentos dos móveis utilizados em todo o espaço. Também é possível ter as mesmas portas para paredes de tijolo e paredes de separação .
8. Acústica
A acústica está entre as características mais importantes a serem consideradas ao projetar um layout de escritório. Os drywalls são frequentemente escolhidos por suas propriedades isolantes, mas as paredes de separação também podem ter alto desempenho. Graças ao vidro estratificado 6+6 mm , PVB acústico 0,76 e integração de bainhas isolantes , as versões de vidro simples e duplo podem garantir um alto nível de isolamento acústico.