O isolamento acústico feito com Drywall, confere melhor acabamento final, além de reduzir exponencialmente o peso das paredes e forros.
O efeito incômodo e nocivo que o ruído exerce sobre o ser humano já é amplamente estudado e conhecido. Além da perda de audição, que pode ser provocada pela exposição contínua a níveis sonoros altos, outros efeitos são percebidos no organismo como:
Portanto, o ruído não somente dificulta a comunicação verbal, mas influi diretamente no comportamento fisiológico e emocional das pessoas expostas a ele em qualquer situação e em qualquer ambiente (no trabalho, no trânsito, em casa, no cinema, etc.). Para reduzir os efeitos causados pelo ruído, muitas técnicas e produtos foram desenvolvidos e têm sido usados principalmente na construção civil, visando a adequar os ambientes das edificações às exigências de qualidade ou conforto acústico requeridos, buscando garantir o bem-estar das pessoas que aí vivem ou trabalham.
As principais causas de desconforto acústico dentro de uma edificação são os ruídos externos (que são propagados através das fachadas) e os ruídos internos (transmitidos de um ambiente para outro). A solução para esse problema requer o uso de sistemas e materiais destinados à isolação acústica, que minimizem a propagação desses ruídos.
A exigência de desempenho acústico varia de acordo com o tipo de edificação (residencial, comercial ou industrial), o local (urbano, rural, com e sem tráfego intenso de veículos e caminhões ou próximos a aeroportos) e a necessidade e sensibilidade ao controle de ruídos das pessoas que convivem dentro e ao redor da edificação considerada.
Nesse sentido, cada projeto deve ser elaborado em função da qualidade acústica requerida, buscando, ao mesmo tempo, satisfazer da melhor forma possível as necessidades estéticas, decorativas e funcionais de arquitetura.
Ocorre quando um meio elástico é perturbado, excitando o sistema auditivo, gerando o fenômeno da audição.
Reação do ouvido humano ao som. O ouvido humano percebe sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz.
Mede o número de vibrações por segundo e é expressa em hertz (Hz)
Sons graves – 125 a 250 Hz
Sons médios – 250 a 1.000 Hz
Sons agudos – 1.000 a 4.000 Hz
A frequência da voz humana está entre 500 e 2.000 Hz.
A medição do nível de pressão sonora que se assemelha à sensibilidade do ouvido humano é o dB.
É uma onda sonora desordenada, ou seja, um som indesejável que pode estar presente no ambiente ou ser transmitido a este. Essa percepção é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Os ruídos podem ser de transmissão aérea ou estrutural.
Quando é feito um mínimo esforço fisiológico com relação ao som ou quando o som é agradável à audição.
Quando uma onda sonora incide sobre uma superfície ou parede, acontecem três fenômenos: reflexão, absorção e transmissão.
É o fenômeno que acontece quando a onda sonora se choca contra uma superfície e se reflete, retornando para o ambiente. Quanto mais densa e estanque for a superfície, maior será a reflexão.
É a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos absorverem e dissiparem o som, diminuindo o excesso de reflexões, tornando-o inteligível.
É a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos de formarem uma barreira, reduzindo a transmissão do som de determinado ambiente para os demais ambientes. Há duas maneiras de se isolar essa passagem do som:
1) Utilizando paredes feitas com materiais de alta densidade.
Para ser eficiente, este tipo de solução muitas vezes requer o aumento de espessura da parede, diminuindo o espaço útil dos ambientes e aumentando o peso da construção.
2) Utilizando o sistema construtivo: Mola – Massa – Mola.
Este é constituído de uma chapa de gesso por exemplo (massa), um “colchão” de ar ou um material que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando sua intensidade (mola) e outra chapa de gesso (massa).
A eficiência do sistema se deve ao fato de ocorrer uma fricção entre a onda sonora e o novo meio (o ar ou um material fibroso como a lã mineral).
Essa fricção converte parte da energia sonora em calor, ou seja, o ar ou a lã mineral faz com que a energia sonora perca intensidade, resultando em aumento da isolação sonora.
Espaços internos maiores entre as chapas proporcionam índices de isolação maiores. Nas paredes com lã mineral (LM), o desempenho acústico é similar mantendo-se a mesma espessura de lã e de acordo com as densidades dos tipos de lã: lã de vidro (LV) de 12 a 16 kg/m3 ≅ lã de rocha (LR) de 32 kg/m3.
A espessura de lã mais usada nas paredes drywall é de 50 mm. Mantas mais espessas, preenchendo todo o espaço entre chapas (largura da estrutura), melhoram o isolamento acústico. Se for utilizada manta de lã mineral com 100 mm, o Rw passará para 47 dB.
Quando aplicadas chapas RF com 15 mm de espessura, em vez de chapas de 12,5 mm, os índices de resistência ao fogo são melhorados: CF 45 passa para CF 60 e CF 90 passa para CF 120.
A parede mais simples em drywall, com 73 mm de espessura, apresenta desempenho acústico equivalente ao de uma parede de meio tijolo, com 140 mm de espessura e com peso quase cinco vezes maior (140 kg/m 2 contra aproximadamente 30 kg/m 2 ). Ou seja, ambas absorvem 36 a 38 decibéis. Se essa mesma parede em drywall contiver lã mineral (de vidro ou de rocha) em seu interior, seu desempenho será mais elevado, alcançando 42 a 44 decibéis.
A utilização do sistema permite obter diferentes graus de isolamento sonoro, ajustando-se de acordo com a necessidade do projeto. Um exemplo: praticamente todas as modernas salas de cinema multiplex instaladas em shopping centers de todo o país desde o final dos anos 1990 têm paredes executadas com essa tecnologia. O sistema também é muito utilizado para a montagem de home teathers, cabines de som, estúdios de gravação ou ambientes como restaurantes, hospitais e bibliotecas.
O sistema drywall proporciona liberdade de criação a arquitetos e designers de interiores, permitindo que projetem paredes, forros, revestimentos e mobiliário fixo com curvas, recortes e outros detalhes que, pelos métodos construtivos convencionais.
Analisando todas essas informações acima, fica fácil entender que o drywall é o mais prático e versátil modo de se criar um ambiente com isolamento acústico, desde que respeitados os parâmetros corretos. Além de beleza e excelente acabamento, o drywall permite que funcionalidades, como o isolamento acústico, façam parte da sua construção planejada.
Excelente profissional, para pessoas exigentes! Trabalha com muito comprometimento com a satisfação do cliente.
Parabéns a Engessar pelo profissionalismo agilidade e competência.
Organizado e muito bom de serviço! O rebaixamento do meu apê ficou nota 1000 e foi feito com uma organização sem igual. Recomendo demais!
Excelente profissional! Serviço perfeito, muito organizado, rápido e comprometido com a nossa satisfação! Como sou muito exigente, fiquei muito a vontade e satisfeito com o trabalho desta empresa! Indicações serão feitas, com certeza! Parabéns!